Como ajudar as plantas a sobreviverem melhor  neste calor extremo

Nestes períodos de calor intenso e excepcional as plantas também sofrem estres e sofrem prejuízos em seu desenvolvimento.  As pessoas e também os animais  conseguem se abrigar do sol e de uma maneira ou de outra se protegerem do calor, e assim mesmo sofrem varias consequências,  mas as plantas não se locomovem , ficam expostas as sol muitas vezes até 12 horas por dia. Cabe as seus “tutores” tentarem proporcionar  algum conforto e diminuir estes estres.

Vou dar algumas dicas para que se consiga ter plantas saudáveis e bonitas apesar de toda essa temperatura escaldante.

As plantas que já estão estabelecidas e adaptadas ao local, sofrem menos que as recém plantadas . As recém plantadas ou transplantadas recentemente precisam de cuidados dobrados para uma sobrevivência saudável.

O Paisagismo e jardinagem é  o ato  de trocar  as plantas de lugar, formando novos jardins, vasos ou afins. Para se ter uma bom resultado

Dica numero 1: A   importância de  se respeitar o local de origem daquela planta , tanto quanto a sua origem , quanto ao seu costume de sombra ou sol. Muita gente tem o costume de levar mudinhas de uma lugar para outro, de um estado para outro , até de um pais para outro, estas plantas que saem muito fora de seu habitat natural são as que mais sofrem nestas ocasiões de muito calor ou muito frio, conforme a espécie.

Ex : plantas de região sul, como hortênsias plantadas na nossa região , ou cerejeira do japão plantadas em nossa região com expectativa de florirem e frutificarem

Dica 2 : Plantas bem nutridas, adubadas corretamente são mais saudáveis e mais resistentes, não só resistentes a pragas e doenças mas como também ao estres hídrico.

Dica 3:  Irrigação e hidratação feita  de maneira correta em quantidade adequada. Quando a irrigação é feita manualmente é preciso ter paciência e tempo. Varias vezes acontece da pessoa me afirmar que molha o jardim e as plantas estão apresentando características evidentes de falta d agua. O que acontece é que ela joga agua , mas com o calor não da tempo da agua atingir as raízes , a evaporação é extremamente rápida. Ela deve molhar em camadas, passa a agua,  espera percolar na terra, volta molhando , até perceber que a terra ficou realmente molhada. Ela pode estar jogando agua fora e prejudicando a planta.

Os horários ideais para irrigação  são no começo da manhã , quando a insolação é menor ou no final da tarde, períodos em que a terra consegue permanecer mais tempo molhada.

Dica 4: fazer uma cobertura, nos canteiros e vasos  com uma forração de matéria orgânica (tipo casca de pinus)  ou outro material como manta geotêxtil ( conhecido como bidin) com pedrisco ou pedrinha de rio por cima , o que ajuda a terra ficar úmida por mais tempo.

Dica 5: Não fazer podas drásticas nos arbustos plantados no  sol quando as temperaturas estiverem muito altas, a parte de cima destas  plantas esta protegendo a parte inferior, quando você corta esta parte você expõe a que esta por baixo e fatalmente esta será queimada podendo vir está a perecer.

Dica 6: Evitar aplicar produtos químicos, como fertilizantes foliares ou inseticidas  nos horários de alta temperatura, este procedimento junto a incidência do sol poderá causar queima da parte aérea da planta

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Atendemos via WhatsApp