Jardinagem terapêutica** ou **horticultura terapêutica** é praticada no mundo todo. Os **jardins** ou **hortas terapêuticas** trazem os benefícios da jardinagem para a **saúde mental** de pessoas de todas as idades e classes sociais. Este interesse pela **jardinagem** também é resultado de mudanças demográficas. O número de **idosos** tem crescido no mundo ocidental, e descobriu-se que a **jardinagem** é uma maneira de oferecer apoio a um segmento crescente da população.
Vários estudos em todo o mundo indicam que ocupar-se das **plantas** é como uma válvula de escape das pressões e do estresse da vida cotidiana, mas existem outros benefícios importantes:
1. **Alívio do estresse** – A jardinagem proporciona uma pausa na vida cada vez mais dominada pela tecnologia. O contato com a **natureza** reduz **estresse** e **ansiedade**.
2. **Socialização** – Um fator importante para o bem-estar mental é a socialização, que acontece muito naturalmente nas **hortas comunitárias** ou na **jardinagem participativa**, oferecendo a oportunidade de conhecer pessoas com os mesmos interesses.
3. **Concentração** – A **jardinagem** é uma maneira de praticar **atenção plena**. Plantar, escavar, podar e remover ervas daninhas nos forçam a focar plenamente na tarefa.
4. **Senso de Realização** – Sentir-se útil e produtivo, ter orgulho de realizar algo aumenta a autoestima e estimula a produção dos **hormônios do bem-estar**, como dopamina e serotonina.
5. **Redução do risco de demência** – A **jardinagem** está relacionada a melhor função cerebral, com aumento de **concentração** e **memória**.
6. **Exercício físico** – É uma forma de fisioterapia, pois envolve atividades físicas leves: capinar, cavar, carregar sacos, irrigar, agachar e levantar. Todos são bons exercícios que podem trazer agilidade, ajudar a manter a forma, queimar calorias, além de ajudar a dormir melhor. Um bom sono reparador é um ótimo ingrediente para a boa saúde.
7. **Fortalecer o sistema imunológico** – A exposição à **luz natural** promove a produção de **vitamina D**, que fortalece o sistema imunológico, criando resistência a várias doenças crônicas.
8. **Melhora da alimentação** – Quem cultiva o próprio alimento se sente incentivado a experimentar e consumir, melhorando sua alimentação e dos que estão próximos.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.